sábado, 2 de outubro de 2010

Arte e Design


Definição de Arte


“Arte uso consciente de habilidade, engenho e imaginação criativa na produção do que é dela, atraente e cujo significado transede o comum.”   (CHING, FRANCIS D. K. Dicionário Visual de Arquitetura, página 10).

“Se aceitarmos que a arte significa o exercício de atividades tais como a edificação de templos e casas, a realização de pinturas e esculturas, ou a tessitura de padrões, nenhum povo existe no mundo sem arte.”
(GOMBRICH, E.H. História da Arte, página 39).
 http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/85/Mona_Lisa.jpeg

 


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a4/NotreDameDeParis.jpg


Definição de Design


“O design continua, por conceito, a contribuir com a construção da realidade, seja no ambiente que for. Sua relação com as mais diversas áreas o define como multidisciplinar, o que lhe agrega valor, permitindo que não seja o único responsável pela construção dessa realidade, mas que seja sempre presente.”
  (Guilhermo, A. Design: do Virtual ao Digital, página 13, editora: Rio Boocks e Demais Editora, 2002).

“Design é tudo que está ao nosso redor. Ele insinua sempre o objeto no mundo material e dá forma para o processo não material tanto na produção industrial como para serviços.”(Margolin, V. Design Discourse: history, theory, criticism. Chicago The University of Chicago Press, 1989p.3.).



Ross Lovegrove, http://www.sopadeletrinhas.com.br/wp-content/uploads/2010/08/RossLovegrove5_B_DNA_in_office.jpg




Minha Conclusão


Segundo Ching F. D. K. “a arte consiste de engenho e imaginação criativa”, assim também em design, que trabalha com a “construção da realidade” (Guilhermo. A.), com formas criativas, como exemplo de um objeto, o que ele transmite e a praticidade que ele proporciona. A obra de arte também tem a função de transmitir o que o artista viu na época da criação e a sua criatividade, concluísse então que além da arte e o design estarem conectados, ambos não são apenas desenhos ou linhas, mas sim de extrema importância e presentes em nosso cotidiano.
                                                                         Camila Murari 08/2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário